COSPLAYER DE ATITUDE 08 - RAÍSSA BICHOFE

Cosplayer de Atitude de volta!!!!
Hoje a minha entrevistada é a Raíssa Bichofe!!!!
Espero que gostem da história dela!!


I - Se apresente (nome, idade e outras coisas que ache importante as pessoas conhecerem)
Olá sou Raissa Bichofe, tenho 24 anos, sou formada em design gráfico e moro em São José do
Rio preto, interior de São Paulo.
E também sou Crossplay, significa:
Cross - misturar, oposto, contrário, se resume a usar o cosplay de um personagem que tem o
gênero contrário ao seu: menina usando personagem masculino e homens usando
personagens femininos.
Vamos colocar o preconceito de lado; isso nao significa que o cosplayer é gay e nem o
personagem necessariamente é homossexual, é um hobby, diversão.

II – De onde veio o desejo de fazer Cosplay?
Sempre gostei de animes, mas na época não sabia o certo o que era anime ou cartoon, mas na
época de colegial conheci um amigo que me apresentou o anime e cosplays, e me indentifiquei
muito ! Logo já encomendei meu cosplay e fui a meu primeiro evento, isso em 2010. É claro
comecei a acompanhar mais animes.

III – Onde você realizou seu primeiro Cosplay (Evento, Personagem e Ano)?
Meu primeiro cosplay foi da Athena Asamiya é uma personagem fictícia da série de
videogames The King of Fighters ( jogo de luta), foi no ano de 2010, e o evento foi Anime
Season (São José do Rio preto).

IV – Desde esse que citou quantos mais fez?
Pra ser sincera já perdi as contas. Se não estiver enganada foram cerca de 20 cosplay.

V – De onde vem suas referências na escolha do Cosplay?
Normalmente eu escolho o personagem que eu mais identifico ou gosto do anime, referências
de cosplays eu sempre procuro buscar muitas imagens pra ver detalhes na hora de montar o
cosplay, pra deixar o mais fiel possível, inclusive a maquiagem.



Personagem: Jiroutachi / Anime|Game: Touken Ranbu.
O jogo se trata de espadas dos grandes samurais, da era antiga do Japão.

VI – Como se sente ao reconhecerem sua caracterização e pedirem para tirar fotos?
Essa é a melhor parte de fazer cosplay na minha opinião, nada mais gratificante que te
pedirem fotos e elogiarem seu cosplay, isso mostra que nosso esforço e cada minuto que a
gente gastou no cosplay valeu a pena.

VII – A vestimenta é sempre comprada, customizada por você ou recebe ajuda de amigos ou
patrocinadores?
Não tenho ajuda de patrocinadores. Os cosplays eu arco com meu próprio dinheiro, e eu a
maioria das vezes importo da China, ou peço pra uma costureira local fazer.

VIII – Os eventos em que participa são custeados por você ou algum patrocinador / empresa te
ajuda / convida?
São custeados por mim, já fui convidada 2 vezes para ser jurada de eventos, então nesses 2
eventos, os organizadores que ajudaram com o dinheiro da viagem (era em outra cidade). Mas
fora isso eu mesma que arco do meu próprio dinheiro para ir aos eventos.

IX - Já se arrependeu de fazer algum Cosplay? Porque?
Nunca. Todos eles tiveram suas histórias especiais, eu guardo apenas os bons momentos de
todos.

X – Qual é a melhor e pior parte de ser um Cosplayer?
A melhor parte são as amizades que você consegue nos eventos, ver que seu trabalho foi
reconhecido e elogiado pelas pessoas do evento, e a mais importante sempre se divertir. Já a
pior parte é que ainda existem muitas pessoas que só porque não gostaram do cosplayer, só
por que não ficou parecido com o personagem por cor, roupa, peruca, etc… tiram sarro ou
fazem bullying com o cosplayer, isso é muito triste de ver em eventos, e ainda tem muito disso
hoje em dia.

XI – Conte algumas de suas experiências nesse ramo!!!! (Conte quantas quiser)
Consegui conhecer vários eventos, e em várias cidades que nunca havia ido, reconhecimento
do hobby, conhecer várias pessoas e ter várias novas amizades, perfeccionismo diante a
detalhe de cosplay, sempre me divertir nos eventos.

XII – O que diria para um(a) jovem que quer fazer Cosplay?
Siga em frente, se queremos algo, temos que ao menos tentar, se acaso ele não gostar, pelo
menos tentou, mas se gostar com certeza ele irá fazer muitos cosplays.

XIII – Quando vai ao evento como é a sua preparação (alimentar e no transporte do Cosplay)?
Dormir bem antes do evento, sempre tomar um bom café, verificar a mala se não esqueci
nada, e pegar a locomoção até o local do evento.

XIV – Como sente a representação dessa atividade dentro da cultura geek?
É uma coisa que complementa a outra, pois na cultura Geek temos HQ, games e séries, e nos
eventos de anime, sempre tem cosplayers que estão fantasiados com alguma coisa do gênero
Geek e nos eventos Geek como CCXP também há cosplays de anime. Então há uma grande
harmonia entre os dois, pois quem gosta de anime, pode gostar de games, HQ ou séries.

XV – Qual é o seu evento e Cosplay preferido? Porque?
Evento: Anime Friends, eu gosto bastante do local do espaço, e também por ser um dos
maiores eventos do Brasil, há muitos cosplays de animes que eu gosto. Já cosplay tenho um
carinho especial por todos, bem difícil essa pergunta.

XVI – O que ainda espera realizar junto do Cosplay?
O que eu procuro hoje em dia são apenas me divertir nos eventos e novas amizades.

XVII – Seus próximos Cosplays serão quais?
Pra esse ano já estão confirmados:
Cardia / Code Realize
Kanda / D. Gray man
Sailor Mars / Sailor Moon
Kakyoin / JoJo bizarre adventure
Shell / Blood bank

XVIII – Divulgue o seu trabalho (páginas, sites, blogs e etc. O espaço é SEU!!!!)
Instagram: @raissabichofe
Facebook: https://www.facebook.com/raissa.cristhiane ou pesquisar por Raissa Bichofe no
Facebook.

XIX – Deixe uma mensagem para os que estão lendo!!!!
Muito obrigada a quem leu ! Foi uma honra passar um pouquinho da minha experiência de
cosplayer para vocês, esperam que tenham gostado ou ajudado em algo, e me sigam nas redes
sociais, serão super bem vindos !




Comentários

Postagens mais visitadas