COSPLAYER DE ATITUDE 20 - CLAUDIA KARTIKA

Cosplayer de Atitude no ar!!
Chegamos a vigésima edição de quadro e posso adiantar que teremos muitas outras mais.
Hoje a Claudia vai falar de suas experiências e até mesmo novela ela já fez.
Destaco ainda seu ótimo trabalho junto da pintura corporal e os certificados que ganhou por ajudar na disseminação da arte do cosplayer.
Não coloquei esses diplomas na publicação para não expor os dados pessoais da minha entrevistada.
Espero que gostem!!!!!!



Mulher Maravilha - Pintura Corporal

I - Se apresente (nome, idade e outras coisas que ache importante as pessoas conhecerem)
Olá me chamo Claudia Kartika, tenho 42 anos (todos se espantam com minha idade, mas a genética é boa, risos. Aparento ter uns 28 ou até menos, mas sempre digo ter 25 eternamente.) Sou formada em Administração de Empresas, mas sempre gostei de Artes e trabalhos feitos a mão. Cursei Desenho Artístico, pois desde pequena adorava desenhar. Atualmente estou cursando no Senac da Lapa Faustolo, ministrada pelo prof. Marcio Desideri, Maquiagem Cênica, e que justamente lá atrás, o desenho artístico está me ajudando hoje nos face charts para elaboração e criações de minhas maquiagens realizadas em aula.  

II – De onde veio o desejo de fazer Cosplay?
Depois que fui chamada para fazer meu 1º personagem como elenco de apoio para uma novela da GLOBO juntamente com um canal internacional, a SIC de Portugal. Representei uma INDIA, o qual me inspirei na personagem POKAHONTAS para interpretar. A novela só passou em Portugal, mas parte das gravações, onde o cenário era uma tribo indígena, foi gravada aqui em SP em Juquitiba -  “Toca da Raposa” (http://www.tocadaraposa.com.br), local de lazer e cultura. Foram os 5 dias mais incríveis de minha vida. Uma experiência que levo até hoje comigo, e que fica a saudade de revê-los novamente, tanto os figurantes (índios: + de 70 pessoas, entre crianças, mulheres e homens), quanto a toda produção e colegas de trabalho. Nome da novela: Laços de Sangue. Ano: 2010. (Em anexo fotos) e meu 1º evento que meus coleguinhas me chamaram que ocorreu em 2011 UP!ABC 





Bastidores da novela


III – Onde você realizou seu primeiro Cosplay (Evento, Personagem e Ano)?
Meu 1º cosplay, foi um trabalho que realizei junto a emissora do SBT para homenagear o criador e ator Roberto Gomez Bolaños (fev/2012), onde eu e milhares de figurantes saímos as ruas e parques de SP vestidos da Turma do Chaves. Lembro que este dia foi magico. Invadimos a rodoviária do Tietê, fizemos um flash mob por lá e depois invadimos um shopping em SP, na área do cinema (essa teve previa autorização da emissora com o Shopping). 


Turma do Chaves
Créditos na foto


IV – Desde esse que citou quantos mais fez?
Desde esse ano citado anteriormente, não parei mais. Segue abaixo os eventos que fiz e os cosplays. 

·         2012 – 13ª Up! ABC – personagem: aluguei uma fantasia de pirata

·         2015 – Festival do Japão – cosplay: Índia;

·         Maio/2016 – ABC Comic-com – convidada: Team Bodypaint: pintura ao vivo. Cosplay: Mulher Aranha (Marvel); https://www.youtube.com/watch?v=g4zwQG-3FdI

·         2016 – UP!ABC – convidada: Team Bodypaint: pintura ao vivo. Cosplays: GAMORA (Guardiões da Galáxia – Marvel) & Guerreira; https://www.youtube.com/watch?v=dPoVDORQWsA

·         2016 – Anime Friends – Imprensa Ministros do Riso;

·         Maio/2017 – UP!ABC  - cosplays: Lady Punisher (Justiceira) & Lady Cyclope (X-men) &
·                              -cosmaker: personagem “Ursula – pequena Sereia” (tentáculos/tridente);

·         Set/2017 – Heromix – convidada – Team Bodypaint – cosplay: Mulher Maravilha (Marvel);  - cosmaker: acessórios da personagem: saia, escudo.

·         Jan/2018 – UP!ABC – Convidada – Equipe Bodypaint: DARK ANGELS. Cosplay: GAMORA.(Guardiões da Galáxia)



Lady Cyclope
Créditos na foto


V – De onde vem suas referências na escolha do Cosplay?
Sempre pesquiso pela internet, se tem a ver com meu perfil, pesquiso figurino, poses, etc.

VI – Como se sente ao reconhecerem sua caracterização e pedirem para tirar fotos?
Fico muito feliz, independentemente de ser roupa ou pintura. Os comentários, elogios e até críticas são sempre bem-vindas para que eu possa aprimorar cada vez mais meus personagens.


Justiceira
Créditos na foto


VII – A vestimenta é sempre comprada, customizada por você ou recebe ajuda de amigos ou patrocinadores?
Customizo elas sozinha, mas quem sabe alguém se proponha a me patrocinar, isso seria fantástico!!!

VIII – Os eventos em que participa são custeados por você ou algum patrocinador / empresa te ajuda / convida?
Algumas são custeadas por mim, alguns eu sou convidada e as vezes também entro como imprensa. (Na pergunta IV, minhas respostas descrevem cada evento e como participo delas).


Lady Cyclope
Créditos na foto

 IX -  Já se arrependeu de fazer algum Cosplay? Porque?
Não.

X – Qual é a melhor e pior parte de ser um Cosplayer?
Melhor: que a galera pede para tirar foto junto ao personagem, ser reconhecido em outros eventos, mesmo estando com outros cosplays (figurino ou bodypaint);
Pior: Não diria pior, mas as vezes o tempo climático atrapalha um pouco. Se estou caracterizada com a técnica do Bodypaint, o problema é a CHUVA, pois pode danificar o belo trabalho de minha equipe “DARK ANGELS – arte bodypaint & maquiagem artística”, que dependem de várias horas para ficar impecável.

XI – Conte algumas de suas experiências nesse ramo!!!! (Conte quantas quiser)

·         Abril/2017 – JOB: Estreia do filme “Guardiões da Galaxia2”- Cinemark: Grand Plaza em Santo André. Cosplay: GAMORA (Team Bodypaint);

·         Maio/2017 – JOB: comercial loja Geek – Animafia – cosplay: Lady Cyclope (X-men);

Maio/2017 – Trabalho Voluntário: Visitação ao ICESP (Instituto de Câncer do Estado de São Paulo) – Grupo: Ministros do Riso;

·         Julho/2017 – JOB: stand Plasac (Planos de Saúde e Hospitalar) – Festival do Japão, cosplay: GAMORA (Guardiões da Galaxia e Lady Cyclope (X-men);
https://www.youtube.com/watch?v=eDrXnCl0lOg – entrevista canal7nerds (apareço em 1:05 a 3:43, depois em 4:22 a 5:53)

·         Agosto/2017 – Ação Voluntária PRÓ MEDULA juntamente com o Grupo “Super Amigos: Arte Cosplay” – cosplay: Lady Cyclope (X-men);

·         Out/2017 – Trabalho Voluntário juntamente a Fabrika Salon, arrecadar brinquedos usados/novos para crianças internadas no Hospital Mario Covas em Santo André. – Grupo: “Super Amigos: Arte Cosplay” & Ministros do Riso. Cosplay: Mulher Aranha (Marvel);

XII – O que diria para um(a) jovem que quer fazer Cosplay?
Se tens criatividade, você vai longe, tudo está no alcance de suas habilidades para criar seu próprio cosplay.  Mesmo sabendo que talvez de 1ª você não consiga, persista, que lá pra frente você se surpreenderá.

XIII – Quando vai ao evento como é a sua preparação (alimentar e no transporte do Cosplay)?
Alimentação: Como sempre nos eventos.
Transporte do Cosplay: Vou pronta quando é roupa, só coloco no evento os acessórios que faltam. Quando é pintura, levo tudo numa mala/mochila e me preparo por lá.
XIV – Como sente a representação dessa atividade dentro da cultura geek?
Fantástica. Essa área tem crescido bastante nos últimos anos. E a arte do bodypaint (pintura corporal) que demonstro nos eventos, o que percebo, é que existe uma boa aceitação diante do público que vão aos eventos. Conhecem um pouco mais a respeito da arte no corpo, onde grande maioria só assistia isso pela TV.

XV – Qual é o seu evento e Cosplay preferido? Porque?
Nossa difícil dizer, cada evento é único. Mas posso dizer que meu cosplay favorito é a GAMORA. A 1ª vez que a fiz, é como se ela fosse preparada para mim... Ainda mais quando a interpretava em poses. Ela faz parte de mim já. Amor a 1ª pintura... rs



Créditos na foto

XVI – O que ainda espera realizar junto do Cosplay?
Reconhecimento quanto a arte do Bodypaint (pintura corporal) em eventos (ainda existem o tabu), ter a oportunidade de conhecer minha Musa Inspiradora na arte de Bodypainting “KAY PIKE”,  ter aceitação nos desfiles como uma nova categoria (para cosplays), ter patrocínio de algumas marcas que utilizamos para a elaboração da pintura na arte que demonstramos.
XVII – Seus próximos Cosplays serão quais?
Hummm... segredo!!! (risos)

XVIII – Divulgue o seu trabalho (páginas, sites, blogs e etc. O espaço é SEU!!!!)
Instagram: @clau_kartika

XIX – Deixe uma mensagem para os que estão lendo!!!!

Agradeço ao Jornalista Carlos do Amaral, pelo espaço concedido a mim, para contar um pouco da minha trajetória como cosplayer, e agradecer a todos os envolvidos que fazem parte até hoje desse meu trabalho, porque COSPLAY não é só diversão, é coisa séria. Levamos ao público alegria, a arte do faz de contas, e esse reconhecimento pra gente é maravilhoso. Espero que vocês leitores, tenham gostado do que leram aqui nesta entrevista. E espero vocês em breve, em algum evento. ;)


Créditos na foto

Comentários

  1. Cláudia você é fantástica, já acompanhei alguns de seus trabalhos em eventos em SP. Quero ver seu trabalho de bodypaint.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro vc e sua equipe tbm, sempre cobrindo e divulgando nosso trabalho em seu canal.

      Excluir
  2. Lindo trabalho Cláudia. Resultado de muito trabalho e muita dedicação.
    Tenho te acompanhado há algum tempo e sei de seu empenho.
    Congratulations dear friend.

    ResponderExcluir
  3. Adoro seu trabalho e admiro seu talento...
    vc alem de ser uma pessoa incrível de caráter tem um ótimo coração
    sempre estarei ao seu lado !!!
    Abraços
    Raoni Rehder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada.Parceria é assim.. a gente se ajuda.

      Excluir
  4. Parabéns Claudinha.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana o trabalho da Clau...
    Além de destacar a beleza oriental de forma sutil é um brilho a mais, em cada personagem que ela faz.
    abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo... espero contar novamente com sua companhia em outros eventos tbm ..

      Excluir
  6. Conheci a Claudinha no evento de arrecadação de doadores de medula óssea há 2 anos atrás e hoje fazemos alguns eventos juntos...ela sinceramente é sensacional e tem arte correndo em suas veias...rs sucesso sempre Claudia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada André... tamo junto !!! Sucesso a nos ...

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Há conheço há anos e admiro seu profissionalismo e carisma. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivan... tbm admiro muito seu trabalho ... sds amigo!!

      Excluir
  9. Realmente um trabalho espetacular, ainda mais a india ao lado do simbolo da globo,,esta perfeito, parabensssss

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho, estou encantado...

    ResponderExcluir
  11. Essa mulher e uma mulher de atitude e sempre correu atrás dos seus ideal adoro vc hoje amanhã e sempre bjs mortes beijinho me liga 993375269 chama no zap até

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas