COSPLAYER DE ATITUDE 19 - ALINE ALONSO

Cosplayer de Atitude de volta!!!!!!!
Hoje a Aline Alonso vai contar sua história e convido a você a ler e se divertir!!

I - Se apresente (nome, idade e outras coisas que ache importante as pessoas conhecerem)
Me chamo Aline, tenho 28 anos, sou formada em Ciências Contábeis e em Maquiagem Profissional. Trabalhei durante 8 anos no ramo bancário, mas atualmente me dedico exclusivamente à maquiagem e ao cosplay, como hobby e trabalho.

II – De onde veio o desejo de fazer Cosplay?
Quando criança gostava de pegar roupas minhas e montar looks próximos de personagens que gostava. E também sempre gostei de mexer com arte: pintura, desenho, artesanato em geral. Mais de uma década depois conheci o cosplay e juntei o útil ao agradável.

III – Onde você realizou seu primeiro Cosplay (Evento, Personagem e Ano)?
Tentei fazer meu primeiro cosplay aos 16 anos, mas em função de difícil acesso a material e costureiras infelizmente não consegui.
Então anos depois consegui minha primeira personagem: a Alice, do jogo Alice Madness Returns, no Anime Friends de 2013.


Sindel - Game Mortal Kombat X
Foto: Cosgamers Brasil

IV – Desde esse que citou quantos mais fez?
Sinceramente eu não sei quantos foram, mas já deve estar beirando uns 20. (Considerando também as versões simples, que costumamos chamar de "cosplay de armário")

V – De onde vem suas referências na escolha do Cosplay?
Eu dou prioridade para personagens de games, que é a mídia que mais me interessa. Mas também já fiz de HQ, filmes e séries.

VI – Como se sente ao reconhecerem sua caracterização e pedirem para tirar fotos?
Acredito que qualquer trabalho que a gente realize, independente do segmento, é gostoso ter reconhecimento. Mas ser reconhecido por um personagem que você gosta, as pessoas lembrarem de você quando o vê, é muito gratificante.
Além disso, gostarem do seu trabalho quando você mesmo o fez, te dá ainda mais vontade de continuar.
Ver o brilho nos olhos de outros fãs não tem preço.

VII – A vestimenta é sempre comprada, customizada por você ou recebe ajuda de amigos ou patrocinadores?
Eu nunca comprei um cosplay pronto da internet, por exemplo. Mesmo não vendo mal algum nisso.
Mas como não sei costurar, as roupas eu sempre mandei fazer. Só que sou daquelas clientes "chatas" que vai toda semana na costureira pra ver como está, fico palpitando, vou atrás dos tecidos quando posso, faço o desenho de como quero a roupa, entrego mil referências. Gosto de participar ativamente da confecção.
Atualmente, apesar de ainda depender de costureira pra muita coisa, estou tentando fazer tudo sozinha. Acessórios, armaduras e até mesmo peças de roupas que são mais simples, tento fazer sem ajuda externa.


Coco Bandicoot - Game Crash Bandicoot
Dupla com Guilherme Foxx como Crash
Foto: Fly Felipe

VIII – Os eventos em que participa são custeados por você ou algum patrocinador / empresa te ajuda / convida?
Já fui convidada para eventos menores, como jurada em concursos. Eventos grandes já me chamaram para trabalho, mas nunca fui como convidada.
Num geral, eu pago para ir nos eventos que quero.

IX -  Já se arrependeu de fazer algum Cosplay? Porque?
Nunca me arrependi de nenhum personagem que fiz, uma vez que sempre escolho porque gosto deles. Mas já me arrependi de ter feito com ajuda de outras pessoas, porque por mais que eu tenha participado da confecção do costume, os créditos nunca vieram para mim, nem parcialmente.
Por isso que hoje em dia tento ao máximo fazer tudo sozinha.

X – Qual é a melhor e pior parte de ser um Cosplayer?
Tem muitos prós e pouquíssimos contras nesse meio. Mas tudo depende de como você vai se encaixar nisso tudo.
Em relação ao hobby em si, não tenho o que reclamar, porque é muito prazeroso. O que tenho a dizer sobre a parte ruim é que ela sempre será externa. O cosplay nunca vai te trazer algo ruim, mas as pessoas ao redor dele podem sim te chatear.
É ótimo poder ser quem você quiser, ter reconhecimento pelo seu trabalho, conhecer pessoas com os mesmos interesses, fazer cosplay em dupla, em grupo, é diversão garantida. Até mesmo as noites não dormidas, as dores de cabeça achando que não vai conseguir fazer ou que não vai dar tempo, são divertidas depois que vc veste tudo e vê como ficou legal! Você dá risada de todo o stress depois que passou.
Mas sempre haverão críticas, pessoas que não entendem e/ou não respeitam. Só que basta ignorar, na minha opinião. 


Kait Diaz - Game Gears of War 4
Foto: Toyota

XI – Conte algumas de suas experiências nesse ramo!!!! (Conte quantas quiser)
Inicialmente era por pura diversão, mas com o tempo acabou se tornando mais que isso. Hoje em dia trabalho como cosplayer, já fiz diversos eventos empresariais, eventos de cultura pop, festas infantis, trabalhos em lojas de artigos geeks e games, entre outras coisas. Como disse anteriormente já tive oportunidade de fazer parte do júri em 2 concursos, um em um evento de quadrinhos e outro em um evento para fãs de The Walking Dead.
XII – O que diria para um(a) jovem que quer fazer Cosplay?
Faça! Mas faça para se divertir. Não espere nunca pela aprovação dos outros, porque eles não sabem o que você gosta e nem devem ditar o que você deveria gostar.
Como eu já disse anteriormente, o único mau no cosplay vem de fora, então não deixe que isso te afete.
Se você não tem conhecimento suficiente para fazer seu próprio cosplay, não há mal algum em comprar um pronto.
Se você não tem habilidade, mas gostaria de ter, treine. Treine sempre que puder. O primeiro pode não ficar como você quer, o segundo vai melhorar um pouco, o terceiro você já estará trabalhando bem melhor. Tudo na vida vem com a prática e, como costumam dizer, é ela que nos leva à perfeição. Não desista!
Faça sempre personagens que você gosta e se sente confortável. Lembre-se sempre que você não precisa ser igual ao personagem, a ideia do cosplay é você poder ser quem você quiser. Não precisa ser sósia.
Respeite os outros cosplayers da mesma forma que você quer ser respeitado. Seja humilde. Estamos todos aqui para se divertir.
Seja feliz!

XIII – Quando vai ao evento como é a sua preparação (alimentar e no transporte do Cosplay)?
Eu revejo pelo menos umas 10 vezes se está tudo em ordem na mala/sacola que estou levando o cosplay. E, sim, ainda assim acaba acontecendo de esquecer algo algumas vezes. É normal.
Como antes de sair de casa e vou ao banheiro, porque sei que durante o dia não conseguirei ir. A maioria dos cosplays que uso são difíceis de tirar, então só vou no banheiro novamente no fim do evento ou quando chego em casa.
Por esse mesmo motivo evito comer muito e, principalmente, beber muito líquido durante o evento. Faço tudo isso antes ou depois de sair de lá.
Inicialmente eu ia de condução para os eventos e já saía montada de casa. Depois comecei a me trocar no evento mesmo. E com o tempo passei a precisar ir de carro, porque os cosplays começaram a ficar maiores e com mais acessórios.
Minhas lentes são lavadas assim que chego em casa, não deixo pro dia seguinte. Tenho muito medo de pegar alguma bactéria que possa prejudicar minha visão. Por esse mesmo motivo mantenho uma manutenção constante em todas as minhas lentes, mesmo não as usando. Isso é importante ressaltar! 


Mulher Maravilha - Filme Batman vs Superman
Foto: Rubens Macedo


XIV – Como sente a representação dessa atividade dentro da cultura geek?
O cosplay está crescendo cada dia mais, como hobby, como trabalho. E isso é muito bacana! As pessoas, aos poucos, estão aceitando melhor essa ideia de se vestir como nossos personagens queridos. Mas ainda temos um caminho muito grande para que a sociedade num geral não nos vejam como malucos. Haha
Porque, por menor que seja, até mesmo dentro dos eventos vemos pessoas que fazem piadas de mau gosto em relação a quem está fazendo cosplay. São pouquíssimos, mas infelizmente isso ainda existe. E também tem aquelas pessoas que não entendem que estamos lá para curtir o evento assim como elas, muitas vezes sendo mal educadas conosco quando negamos tirar uma foto por estarmos cansados ou enquanto estamos comendo.
Mas num geral o número de cosplayers e pessoas que gostam de acompanhar esse tipo de trabalho tem crescido bem, isso é muito empolgante. E eu acho importante poder mostrar nosso amor tanto pelo personagem quanto pelo hobby, é uma forma de se expressar, é arte.

XV – Qual é o seu evento e Cosplay preferido? Porque?
Eu sou fã da BGS e da CCXP. Porque é direcionado mais ao que eu gosto, ao contrário de eventos de anime. Porque eu não acompanho animes nem nada da cultura oriental, com exceção de alguns poucos que via quando criança.
Mas entre os dois que citei, a BGS é ainda mais focada no que eu gosto de fazer, que é cosplay de games!
Eu não tenho um cosplay preferido, porque gosto muito de todos. Mas posso te dizer que, de todos, meu maior orgulho foi o último que fiz, porque foi o primeiro cosplay que confeccionei do zero completamente sozinha: Kait Diaz do game Gears of War 4. Ela foi e sempre será minha fênix, me fez renascer dentro do cosplay e só me trouxe coisas boas.


Psylocke - X-Men
Foto: Guico Rodrigues


XVI – O que ainda espera realizar junto do Cosplay?
Espero poder me tornar uma boa cosmaker, para que eu possa ajudar a realizar os sonhos de outras pessoas que, assim como eu a um tempo atrás, não conseguem fazer seus cosplays sozinhos.
Além de continuar trabalhando como cosplayer em eventos.
XVII – Seus próximos Cosplays serão quais?
Estou fazendo atualmente a Nobushi, do jogo For Honor. Deste jogo existem ainda mais 2 personagens que quero fazer, mas resolvi adiantar a confecção da Nobushi porque quero utiliza-la na minha apresentação na semi final do concurso CWM (Cosplay World Masters), que garanti a vaga ficando em segundo lugar com a Kait em umas das seleções.
Mas além dela é certo que farei a Big Sister do jogo Bioshock, que é uma das minhas maiores paixões. E também farei a Sandy, do Bob Esponja da Broadway, em um grupo com alguns amigos meus.

XVIII – Divulgue o seu trabalho (páginas, sites, blogs e etc. O espaço é SEU!!!!)
Tenho uma página no Facebook "Lady Blazon Cosplay" - fb.me/xladyblazonx
E também um perfil no Instagram - www.instagram.com/lihs_alonso

XIX – Deixe uma mensagem para os que estão lendo!!!!
Espero que tenham gostado das respostas e que eu possa ter ajudado com alguma dúvida ou curiosidade.
Se eu puder ajudar com alguma informação sobre cosplay ficarei feliz em responder através da minha página.
E bora fazer cosplay, galera!!!




Alice - Game Alice Madness Returns
Foto: Toyota


Comentários

Postagens mais visitadas