COSPLAYER DE ATITUDE 12 - JAQUELINE ABRÃO HARA

Cosplayer de Atitude no Ar!!!!!!!!!!!!!!
Hoje a minha entrevistada é a Jaqueline Abrão e ela traz diversas histórias dentro desse universo do cosplay!
Se prepare aí e curta bastante esse perfil


Okami
Créditos na foto


I - Se apresente (nome, idade e outras coisas que ache importante as pessoas conhecerem)
Olá  meu nome é Jaqueline Abrão Hara, tenho 27 anos nascida e criada no interior do estado de SP, sou Maquiadora profissional , Pedagoga, Promotora de eventos, atualmente moro no Japão meus hobbys são cosplay e montagem de computadores personalizados.

II – De onde veio o desejo de fazer Cosplay?
A sete anos atrás adorava ver animes e séries no Brasil, e após me encantar com uma personagem do anime Durarara, acabei me auto desafiando e assim surgiu meu primeiro projeto de cosplay, me lembro que na época eu era bem tímida então resolvi usar um personagem com capacete, pois não sabia nem tirar fotos direito e estava insegura, com esse cosplay pude participar de dois eventos regionais como competidora no desfile e consegui até levar um dinheiro pra casa em um deles como premiação.

III – Onde você realizou seu primeiro Cosplay (Evento, Personagem e Ano)?
Meu primeiro projeto foi executado em Braganca Paulista, e assim que eu finalizei ele, fui competir no evento RPG da minha cidade e depois no Anime Nipo, a minha personagem escolhida era do anime Durarara como mencionei acima e ela se chamava Celty Sturluson, no ano de 2012.

IV – Desde esse que citou quantos mais fez?
Nossa depois disso eu produzi muitos projetos nos outros anos, vou citar alguns que me vem na cabeça agora Catwoman Michelle Pfeiffer, Hera Venenosa, Sonic, Catwoman versão Injustice jogo, Okami, Dwarf Lineage 2, Cheetah, Hello Kitty,Ariel,Elsa Frozen, Lady Deadpool, Paradox de Gemeos, Yang de RWBY, Princesa Mononoke, Blastoise Pokémon e por ai vai...

V – De onde vem suas referências na escolha do Cosplay?
Muitos personagens vem de referências de jogos, alguns de animações e outros projetos são produzidos para trabalhar em stands e eventos, aonde posso ter uma remuneração tanto na produção do projeto como na promoção do eventos geek.


Mulher-Gato
Créditos na foto

VI – Como se sente ao reconhecerem sua caracterização e pedirem para tirar fotos?
Fico muito feliz, pois é sinal que o projeto está sendo reconhecido e valorizado pelas pessoas que gostam, e isso só nos dá mais combustível para continuar produzindo cada vez mais figurinos com máximo de detalhes possíveis.

VII – A vestimenta é sempre comprada, customizada por você ou recebe ajuda de amigos ou patrocinadores?
Os meus projetos de adoração pessoal o investimento saia do meu bolso, sempre tive ajuda de uma costureira da minha cidade que adorava produzir figurinos Cida Rocha, eu era uma auxiliar dela na fabricação e produzíamos todos os figurinos juntas na parte de costura porém na parte de armas sempre optei por eu mesma fabricar ou mandava terceirizar o trabalho quando não tinha tempo com um cosmaker , agora figurinos para uso empresarial eu tinha patrocínio, com direito a contrato com data para finalizar a roupa para poder trabalhar.

VIII – Os eventos em que participa são custeados por você ou algum patrocinador / empresa te ajuda / convida?
No início todos os eventos que eu participava eu pagava do meu próprio bolso, porém após muitos anos trabalhando na área, muitos convites surgiram para que eu fosse convidada do evento ou como jurada, então muitos eventos pagavam todas as minhas despesas, hotel, alimentação e estadia incluindo um Camarim pessoal.


Sonic
Créditos na foto

IX -  Já se arrependeu de fazer algum Cosplay? Porque?
Nunca me arrependi de nenhum projeto, pois todos eles tiveram seu grau de dificuldade me ajudando a evoluir profissionalmente.

X – Qual é a melhor e pior parte de ser um Cosplayer?
Pior parte é a infantilidade de alguns haters que por vezes não conseguem separar a vida pessoal do cosplay com a vida profissional e acabam por te ofender quando não estão satisfeitos com algo que eles não gostaram, isso nos faz questionar muitas coisas, e muitas vezes mesmo ignorando ou excluindo certos comentários, ainda acabam nos machucando verbalmente.

XI – Conte algumas de suas experiências nesse ramo!!!! (Conte quantas quiser)
Acredito que a melhor experiência que eu tive nesse ramo foram os amigos que eu consegui somar no decorrer dos anos, poder autografar um calendário ou uma foto sua para um seguidor, receber elogios sobre seu esforço e dedicação, ter o reconhecimento do seu esforço com uma abraço de uma criança, poder viajar para muitas cidades e estados diferentes aprendendo um pouco sobre cada cultura, tudo isso não tem preço que pague !!!

XII – O que diria para um(a) jovem que quer fazer Cosplay?
Meu conselho é uma citação do Renato Russo “Quem acredita sempre alcança!”, tenha foco nos seus objetivos  se for competir estude bastante outras apresentações de grandes referencias da área seja criativo e original e siga as recomendações e regras do concurso, se for para trabalhar na área tenha sempre em mente o valor do seu trabalho e procure parcerias que remuneram adequadamente o cosplay, e se for apenas para se divertir apenas sorria e faca maior número de amigos que conseguir.


Hera Venenosa

XIII – Quando vai ao evento como é a sua preparação (alimentar e no transporte do Cosplay)?
Normalmente o cosplay sai cedo de casa para poder ir para o evento então tome um café da manhã bem reforçado, eu costumo fazer minha maquiagem com calma dentro de casa e levar o cosplay na mala, sempre  tive costume de ir de carro então não tinha dificuldade no transporte das coisas, após chegar e conhecer o evento eu primeiro almoçava e ai sim me vestia...

XIV – Como sente a representação dessa atividade dentro da cultura geek?
Acredito que após lançamento de grandes eventos no Brasil, a atividade cosplay só tem aumentado a cada dia, espero de verdade que esse seguimento um dia possa gerar trabalhos fixos com equipes especializadas seria um sonho...

XV – Qual é o seu evento e Cosplay preferido? Porque?
Meu cosplay preferido são dois, o primeiro é a Dwarf Lineage 2 pois eu sempre amei o jogo e inclusive até criei alguns conteúdos no youtube na época sobre assunto é nostálgico pra mim ver personagem se tornando real, e meu segundo é o Okami – Deusa Amaterasu, esse cosplay me surpreendeu pois quando topei criar o projeto para um job  com fotografo Eduardo Portas jamais imaginei que ia adorar tanto o personagem, comprei o jogo apenas para compreender melhor a mecânica do projeto e no final acabei dando final no jogo e chorando muito de emoção com o final épico, se tornou meu jogo de console favorito, e o resultado das fotos também me agradou muito.


Hello Kitty
Créditos na foto

XVI – O que ainda espera realizar junto do Cosplay?
Nesse atual momento estou de férias do cosplay pois estou gravida e meu baby nasce agora em Abril, então meu foco está todo para meu pequeno Pokémonzinho o seu nome será Ryu inspirado no personagem do jogo Street Fighter, mas após seu nascimento, sem dúvidas minha meta cosplay é fazer ensaios fotográficos e participar de eventos daqui do Japão, Tokyo é maravilhosa e tem muitos eventos fantásticos então quero muito voltar as atividades em breve e quem sabe fazer dupla cosplay com meu pequeno.

XVII – Seus próximos Cosplays serão quais?
Meu próximo cosplay será da franquia do Dragon Ball, ainda sem data para lançamento...

XVIII – Divulgue o seu trabalho (páginas, sites, blogs e etc. O espaço é SEU!!!!)

XIX – Deixe uma mensagem para os que estão lendo!!!!
Muito Obrigada a todos que leram essa matéria é uma honra poder contribuir com conteúdo desse blog....

Um super abraço a todos com carinho e até mais... 


Gemini Paradox
Créditos na foto

Comentários

Postagens mais visitadas